Entre os dias 28 de Julho e 8 de Agosto, realizou-se mais uma Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
Sendo a maior e mais premiada feira medieval, que é mais do que uma feira, mas sim uma viagem, sempre me dispertou grande interesse, embora nunca a tivesse visitado, mas resolvi inscrever-me como voluntária para conhecer outra perspectiva do evento, uma vez que pretendo participar como artífice, expondo a minha arte ao vivo.
Dos mais de 600 voluntários inscritos, foram seleccionados 245. Estive a trabalhar no Castelo, onde fui guia nas (Des)Venturas do reino, e foi uma experiencia muito interessante!...
No entanto, fiquei um pouco triste ao ver que os artesãos que trabalhavam ao vivo estavam num local mais afastado, que lhes dava menor relevância, e com a quantidade de revenda e produtos não artesanais que teimam em fazer parte das "montras" das bancas de artesanato, e a falta de distinção de produtos com qualidade e com valor autêntico.
Deste modo, leva as pessoas a não distinguirem aquilo que é genuíno e único, ao invés de aproveitarem para colocar essas artes na linha da frente, e assim valorizarem e darem a conhecer artes tão antigas e valiosas.
Como dizia D. Bibas, da primeira cena das desventuras do reino,
"Não há a devida consciência da Arte!"
No entanto tenho esperança que algo seja feito para melhorar este facto e para o próximo ano conto participar, mas desta vez, a cinzelar ao vivo e a mostrar a minha Arte!
Agradeço à coordenação dos Voluntários por tanta simpatia e dedicação!
Sem comentários:
Enviar um comentário